quinta-feira, 24 de novembro de 2011

0 GERALDO VANDRÉ

Geraldo Vandré
Geraldo Vandré, nome artístico de Geraldo Pedrosa de Araújo Dias, paraibano, (João Pessoa, 12 de setembro de 1935) é um cantor e compositor brasileiro.
Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951, tendo ingressado na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Militante estudantil, participou ativamente do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Em 1966, chegou à final do Festival de Música Popular Brasileira da TV Record com o sucesso Disparada, interpretada por Jair Rodrigues. A canção arrebatou o primeiro lugar ao lado de A Banda, de Chico Buarque. Em 1968, participou do III Festival Internacional da Canção com Pra não dizer que não falei de flores ou Caminhando.



Geraldo Vandré
A composição era um hino de resistência contra o governo militar e foi censurada. O Refrão "Vem, vamos embora / Que esperar não é saber /Quem sabe faz a hora, / Não espera acontecer" foi interpretado como uma chamada à luta armada contra os ditadores. O sucesso acabou em segundo lugar no festival, perdendo para Sabiá, de Chico Buarque e Tom Jobim.
Simone foi a primeira artista a cantar Pra não dizer que não falei de flores depois do fim da censura, conquistando enorme sucesso de público e crítica.
Ainda em 1968, com o AI-5, Vandré foi obrigado a exilar-se. Depois de passar dias escondido na fazenda da viúva de Guimarães Rosa, morto no ano anterior, o compositor partiu para o Chile e, de lá, para a França. Voltou ao Brasil em 1973. Até hoje, vive em São Paulo e compõe. Muitos, porém, acreditam que Vandré tenha enlouquecido por causa de supostas torturas que ele teria sofrido. Dizem que uma das agressões físicas que sofreu foi ter os testículos extirpados, após a realização de um show, por policiais da repressão. O músico, no entanto, nega que tenha sido torturado e diz que só não se apresenta mais porque sua imagem de "Che Guevara Cantor" abafa sua obra. 



Você sabia?


Curiosidade Geraldo Vandre conheceu seu primeiro parceiro musical, Carlos Lyra, no Centro Popular de Cultura da UNE ( União Nacional dos Estudantes).
Contribuição de dcrgamboa

Curiosidade Em 1955, com o pseudônimo de Carlos Dias, Geraldo Vandré defendeu a canção Menina (Carlos Lyra) num concurso musical promovido pela TV-Rio.
Contribuição de Elizabeth

Curiosidade "Quem quiser encontrar o amor", de Geraldo Vandré e Carlos Lyra, foi incluída no episódio "Couro de gato" do filme Cinco vezes favela, trabalho produzido pelo Centro Popular de Cultura.
Contribuição de Elizabeth

Curiosidade Geraldo Vandré esteve no exílio, inicialmente no Chile (1968), onde compôs a música "Desacordonar", com que venceu um concurso, enquanto 'Caminhando' se tornava sucesso.
Contribuição de Elizabeth

Curiosidade Obrigado a deixar o país, pois se apresentara em televisão como profissional sem a devida licença, Geraldo Vandré seguiu para a Argélia, onde assistiu ao Festival Pan-Africano.
Contribuição de Elizabeth

Curiosidade Na República Federal da Alemanha, enquanto em exílio, Geraldo Vandré gravou alguns programas para a televisão da Baviera.
Contribuição de Elizabeth

Curiosidade Na Itália, Sérgio Endrigo regravou músicas de Geraldo Vandré.
Contribuição de Elizabeth

Curiosidade Nas eliminatórias para o III FIC, em São Paulo, Geraldo Vandré causou impacto com a apresentação de Caminhando (Prá não dizer que não falei das flores); defendeu-a no festival com o Quarteto Livre, integrado por Naná (tumbadora), Franklin (flauta), Nelson Ângelo (violão) e Geraldo Azevedo (violão e viola), tendo-se classificado em segundo lugar.
Contribuição de Elizabeth

Curiosidade Em Paris, França, Geraldo Vandré remontou com um grupo de artistas brasileiros a 'Paixão segundo Cristino', na igreja de Saint-Germain des Prés, na Páscoa de 1970. Trabalhou com um novo tipo de composição, montada apenas com assobios e sons de violão, com forte ritmo nordestino.




                                                                                     FONTE: letras.com.br


                                                                  postado por tony josé quinta-feira,24 de novembro de 2011























About the Author

I'm Author description here. Go to Blogger edit html and find these sentences. Now replace these sentences with your own descriptions. Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter My user

    Other Recommended Posts

  • Poetas

0 comentários:

Postar um comentário

mel de abelha

 
back to top