segunda-feira, 31 de outubro de 2011

0 Azulão,ícone da Música Cultural Popular Brasileira


Azulão  de Caruaru
Como reverenciar algo ou alguém que merece nossa atenção? Basta dizermos bonitas palavras e exprimir significantes atos? Ou, devemos fazer algo sem muitos alardes e tentar preservar o que nosso objeto (homenageado) tem de melhor?

Falo isso devido a particularidade da cultura popular. Cultura segundo as suas principais definições pode significar entre o verbo Cultivar, do Latim de cultivare; à produção do saber, arte, folclore, mitologia, costumes, etc., bem como à sua perpetuação pela transmissão entre gerações; ou até mesmo, Sociologicamente, podemos dizer que a cultura é tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo. Já a filosofia diz que a cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural.


Para mim (não sou sociólogo, e sim, um jornalista que se mete em antropologia), cultura tem o nome de um pássaro. Francisco Bezerra Lima, mais conhecido como Azulão, é o que podemos dizer um vencedor na vida. Sair de ex-vendedor de picolés para se tornar um ícone do forró Nordestino merece honrarias. Na bagagem 16 LPs gravados e três CDs e um recém gravado DVD.


Cantor e compositor, Azulão nasceu a 15 de junho de 1942, no sítio Taquara de Cima, município de Caruaru. Ainda criança, foi, com a família, morar no centro da sua cidade. foi carregador de frete, vendedor de fósforo e picolé nos dias de feira. Começou cantar nos programas de calouros da extinta Rádio Difusora de Caruaru.


Teve como influência em sua carreira de compositor os ídolos Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O apelido Azulão teve origem em sua preferência em usar roupa de cor azul. Suas composições foram gravadas por grandes nomes da MBP, entre os quais Trio Nordestino, Marines, Genival Lacerda e Marinalva.


A crítica nacional lembrou bem do Azulão em comparação ao grande pássaro Azul. "Sua voz grave e médio-agudo se completam de maneira sublime, como o passarinho que nunca desafina", sendo assim podemos expressar Azulão = Cultura.


Retratando sua cidade natal e seus costumes em sua música ele nos faz viajar pelo passado e saber de contos e causos de um tempo que ficou pra trás. A religiosidade presente em "Caô cabeça e lé" até Caruaru do passado e Dona Teresa, merecem um espaço , pelo menos, nas rádios locais. Infelizmente, igual a outro post Santo de Casa não Faz Milagres, mas Azulão é ainda é e sempre será Cultura.


Neste artigo, trago minha forma de contribuição à Cultura do meu local. Reverencio Azulão por ser o Pequeno Grande. E lembro aos produtores, artistas e todos, enfim... Valorizar enquanto vivo é melhor que homenagear depois de partido.


Apanhadeira de Café

Adeus minha rosa,adeus meu amor
Até para o ano se nós vivos for
Adeus minha rosa,adeus meu amor X2
Até para o ano se nós vivos for

O café de josué,apanhadeira apanhou

josué insatisfeito um festejo ele inventou X2
Deu comida a todo mundo,cachaçha ao tocador
Safoneiro animou,puxou o folé com fé
Todo mundo arrasta o pé,por que o forró começou
Adeus minha rosa,até para o ano se nós vivos for ...

                                                                                            
                                              FONTE:overmundo.com

                             postado por tony josé segunda -feira,31 de outubro de 2011


About the Author

I'm Author description here. Go to Blogger edit html and find these sentences. Now replace these sentences with your own descriptions. Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter My user

    Other Recommended Posts

  • Poetas

0 comentários:

Postar um comentário

mel de abelha

 
back to top