domingo, 23 de outubro de 2011

0 Paixão de Cristo, Nova Jerusalém, Pernambuco


A Quaresma, do ponto de vista religioso, é o período entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Ramos (40 dias), quando tem início a Semana Santa, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte.

        Durante a Semana Santa, realiza-se em Nova Jerusalém, em  Fazenda Nova, distrito do município de Brejo da Madre de Deus, no agreste de Pernambuco (180 Km do Recife), um espetáculo sobre a Paixão de Cristo que se constitui hoje numa das maiores atrações turísticas do estado.

        Inspirado pela leitura de uma reportagem da revista Fon-Fon (Rio de Janeiro), sobre a representação do drama da Paixão de Cristo na cidade alemã de Oberammergau, o comerciante e líder político da vila de Fazenda Nova, Epaminondas Mendonça, resolveu montar, junto com sua esposa, Sebastiana Mendonça, uma encenação semelhante.

        Iniciado em 1951, o drama da Paixão de Fazenda Nova não contava com atores profissionais. Todos os papéis eram representados por amigos, parentes e moradores da região e o figurino confeccionado com lençóis do Hotel Familiar, cujo proprietário era Epaminondas Mendonça.

        O primeiro papel de Jesus Cristo foi interpretado por Luiz Mendonça, um filho de Epaminondas, que também foi o autor do primeiro texto, uma peça em três atos intitulada Drama do Calvário, além de seu primeiro diretor, em parceria com o radialista Osíris Caldas.

        A peça era realizada no Domingo de Ramos, na Quinta e Sexta-Feira santas O povo acompanhava os atores pelas ruas da cidade, que serviam de cenário para a representação da Paixão, assim como a igreja, o Salão Azul e a fonte hidromineral do hotel.
       
O sucesso foi grande e a encenação foi definitivamente incorporada ao calendário da vila de Fazenda Nova.
 Dois anos depois, em 1953, o evento conseguiu a adesão de atores, diretores e técnicos teatrais do Recife, incorporando qualidade e fazendo com que o espetáculo se tornasse menos amador, como havia sido nos dois primeiros anos.

A partir de 1956, a direção do espetáculo ficou a cargo de Clênio Wanderley, responsável também pela interpretação do papel de Judas.

A crescente profissionalização do espetáculo, no entanto, fez com que o evento fosse se tornando financeiramente inviável.
       
A solução para o problema foi encontrada por Plínio Pacheco, em 1962. Casado com Diva, filha mais nova de Epaminondas, Plínio, que já conhecia a encenação, teve a idéia de construir uma cidade-teatro semelhante a antiga Jerusalém e cobrar ingressos ao público para assistir a peça.

Assumiu a coordenação do projeto, colaborando na projeção dos cenários, conseguindo financiamento para a compra de terrenos e ajudando a carregar material, água e comida para os operários, durante a sua construção. 

No período em que foi construída a cidade-teatro, não houve o espetáculo da Paixão de Cristo em Fazenda Nova.

Em 1967, Plínio Pacheco escreveu uma peça em dois atos, intitulada Jesus, que, em 1968, se transformou, com a direção de Clênio Wanderley, na primeira Paixão de Cristo encenada na cidade-teatro de Nova Jerusalém.

O palco da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém ocupa uma área de 70 mil metros quadrados, cercada por uma muralha de pedra de três metros de altura. O cenário do espetáculo é composto por palcos-cenários em pedra granito, como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos e o Cenáculo, onde se realizou a última ceia, inspirados na antiga cidade de Jerusalém.  

A paisagem árida do agreste nordestino é muito semelhante a da Judéia, fazendo com que ela também seja um fator preponderante para a grandeza do espetáculo realizado em Nova Jerusalém.

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é um espetáculo onde o público se integra à representação, como se estivesse nos caminhos da antiga Jerusalém. Com atores e figurantes percorre os arruados e os palcos onde estão sendo representadas as cenas da Paixão. É um espetáculo interativo.
   
           A partir da encenação na cidade-teatro o espetáculo teve um grande aumento de público e precisou ir introduzindo sistematicamente diversas melhorias técnicas como efeitos sonoros e visuais, além de um sistema de dublagem.

Em 1969, José Pimentel assumiu a direção do espetáculo e fez alguns cortes no texto de Plínio Pacheco por considerá-lo muito longo.

No período de 1969 a 1977, o papel de Jesus foi interpretado pelo ator Carlos Reis.  

Em 1978, além da direção da peça, Pimentel passou a representar também o papel de Jesus Cristo. Sofreu muitas críticas por isso e, em 1996, se desligou do grupo, por não aceitar a pressão dos patrocinadores para a escalação de atores da Rede Globo de televisão para o papel do Cristo.

           A partir de 1997, a direção do espetáculo ficou a cargo de Carlos Reis e Lúcio Lombardi e conta, anualmente, com a participação de atores da Globo nos seus principais papéis.

Atualmente, com 500 atores e figurantes, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, é apresentada diariamente, do sábado anterior ao Domingo de Ramos até o sábado de Aleluia, sendo  assistida por cerca de 10 mil espectadores por noite.

Considerado o maior espetáculo ao ar livre do mundo, constitui-se hoje como uma das mais importantes atrações do turismo cultural de Pernambuco.

No dia 1º de março de 2009, o governador de Pernambuco assinou a Lei nº 13.726, concedendo o título de Patrimônio Cultural, Material e Imaterial de Pernambuco à cidade cenográfica de Nova Jerusalém.


                                     Fonte:Fundação Joaquim Nabuco

                        postado por tony josé domingo,24 de outubro de 2011
               

                                                           

About the Author

I'm Author description here. Go to Blogger edit html and find these sentences. Now replace these sentences with your own descriptions. Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter My user

    Other Recommended Posts

  • Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

mel de abelha

 
back to top