domingo, 30 de outubro de 2011

6 O Folclore Do Estado de Alagoas

Folclore

Alagoas se configura como estado que detém a maior diversidade de manifestações culturais populares, com destaque para os 27 tipos de folguedos e danças populares que são fonte de referência para estudiosos e artistas de todo o país. As baianas, o bumba-meu-boi, a cavalhada, o fandango, o guerreiro, pastoril, quilombo e reisado são os mais conhecidos folguedos que compõem o diversificado folclore alagoano:

Reisado

Reisado
Originário da cultura portuguesa, onde era costume a saída de grupos, durante o período natalino, de casa em casa anunciando o nascimento de Jesus, o nosso Reisado é similar ao vasto ciclo de folguedos derivados das "Janeiras" e "Reis", que encontramos no folclore de outros estados brasileiros. 

Fandango

Fandango
Ao contrário do sul do Brasil, onde o fandango é um baile com dança de pares, de origem espanhola, este auto é uma dança dramática com motivo náutico, com forte inspiração portuguesa. Esta influência, aliás, está bem presente nas cores das vestimentas dos participantes (azul e branco) e no acompanhamento das cantigas, executado por violão e cavaquinho.

Bahianas

Bahianas
Oriundo do Sul de Pernambuco, este folguedo penetrou em nossa cultura, inicialmente, como clube de carnaval, fixando-se, posteriormente, como função natalina. É uma modificação rural do Maracatu, em que elementos do Pastoril e dos Côcos se misturam a danças e canções de nítida influência religiosa negra, sem a participação da corte e da boneca, como no caso daquele

Bumba-Meu-Boi

Bumba-Meu-Boi
O Bumba-Meu-Boi é uma manifestação que celebra o boi, representado em quase todo o Brasil, com pequenas variações de nome e estilo. O "boi", uma armação de madeira recoberta de tecido vistoso, é conduzido por dois vaqueiros, entre danças e trejeitos, no meio da multidão. Durante o auto, é comum a apresentação de pequenas coreografias relativas a outros animais. 
Pastoril

Pastoril

De origem lusitana, reproduz peças natalinas defronte a presépios ou em tablados armados com esta finalidade, e é o mais popular e difundido folguedo de Natal no Folclore de Maceió. Em geral, participam apenas moças, (pastorinhas), em númerode doze, ou mais, divididas em dois cordões, o azul e o encarnado, cores que   ostentam nas vestes (faixas, aventais, saias, blusas ou boleros).

Cavalhada

Cavalhada
Realizado em parques especialmente construídos com essa finalidade, praças ou locais amplos, próximos às igrejas, consiste, basicamente, em uma corrida de cavalos, em que os competidores tentam tirar o maior número de argolas suspensas por uma garra. Os competidores, em número de doze, divididos em dois "cordões", iniciam o folguedo com uma visita à igreja ou ao santo, que é colocado num pedestal, enfeitado no local da corrida.

Quilombo

Quilombo
Inicialmente, tido como originário dos acontecimentos na Serra da Barriga, o Quilombo é, na verdade, uma adaptação alagoana de danças que representam lutas, ora entre brancos e negros, ora índios, ora mouros e cristãos. O Quilombo pode ser representado em qualquer época do ano, mas é mais comum em festividades religiosas: de padrociras e natalinas.




                                                               FONTE: GUIA MACEIÓ


                                        postado por tony josé domingo,30 de outubro de 2011

About the Author

I'm Author description here. Go to Blogger edit html and find these sentences. Now replace these sentences with your own descriptions. Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter My user

    Other Recommended Posts

  • Nordeste

6 comentários:

Unknown disse...

Só serviu para minha tarefa

Unknown disse...

N muito :)

Kkkkk to brincando gostei um pouquinho :) ★

Unknown disse...

Nao adiantou nada nem entendi

Unknown disse...

Dentre essas qual se destaca em Alagoas?

Postar um comentário

mel de abelha

 
back to top